A aplicação de Gestão Logística foi desenvolvida para agilizar o registo dos processos de movimentação de mercadorias na sua empresa e conseguir a rastreabilidade global.
A receção de encomendas de fornecedor, separação de encomendas para clientes, tratamento das devoluções de clientes ou a fornecedores, transferências de armazém ou contagens de inventário, podem ser realizadas diretamente no armazém agora de forma mais rápida, fácil e controlada.
A solução foi pensada para complementar o sistema de gestão existente, independentemente qual seja: SAP BO, Primavera, Sage, PHC, Eticadata, Navision, Gexor, etc.
A arquitetura flexível da solução permite a rápida configuração de diferentes tipos de documentos e tarefas e das definições associadas a cada um deles, nomeadamente se devem ser baseados num documento do ERP (“guiados”) ou ser criados livremente.
As tarefas a realizar no armazém podem ter como base documentos no ERP provenientes de outras aplicações, como encomendas recolhidas ao longo do dia através de portais de encomendas ou soluções móveis, que poderão ser separadas e expedidas no próprio dia.
Exemplo de documentos:
- Receção de fornecedor (com e sem encomenda)
- Separação de encomenda de cliente
- Separação de lista de documentos (“Picking List”)
- Devolução de cliente e a fornecedor
- Transferência entre armazéns
- Arrumação e transferência entre localizações
- Inventário guiado e cego (com e sem elenco de artigos pré-definido)
- Abastecimento à produção mediante ordem de fabrico
- Entrada em armazém de produto acabado e intermédio, com eventual identificação da ordem de fabrico
- Outros tipos de documento
Operação
Leitura ótica 1D/2D e RFid
A leitura ótica integrada baseia-se na utilização dos sdk dos equipamentos, para que a aplicação tenha a capacidade de perceber o que está a ler em cada momento, por exemplo na leitura parcial de um código SG1-128, o sistema avisa o utilizador de que falta ler outras partes da etiqueta. A aplicação suporta diversos tipos de código de barras, nomeadamente códigos Data matrix e QR Code ou ainda RFid.
Impressão de etiquetas
A impressão de etiquetas para impressoras Zebra é uma das funcionalidades da aplicação, utilizando o formato configurado para cada cenário. Os formatos disponíveis são automaticamente identificados em função de diferentes parâmetros tais como tipo de documento, tipo de artigo e terceiro (cliente/fornecedor).
Consultas online
As consultas online permitem ao utilizador lendo um código de barras obter informação atualizada configurável sobre o mesmo. Um código de barras EAN13 devolverá dados do produto (stocks, preços, campos personalizados ou outros), a leitura de uma etiqueta de caixa exibirá o conteúdo da mesma e a que operação está associada, um número de série pode mostrar informação do artigo respetivo.
A aplicação permite que as consultas online sejam feitas em qualquer contexto, seja sem ter uma tarefa iniciada, seja com uma tarefa em curso.
Rastreabilidade
Tratamento de Lotes
O controlo de Lotes em diferentes partes dos processos de empresas produtoras e comerciais é um requisito que pretende habilitar a rastreabilidade de produtos alimentares ao longo da cadeia logística.
A aplicação controla o preenchimento do lote quando requerido, bem como opcionalmente data de produção e validade. Essa informação permite que sejam controladas validades absolutas e relativas de acordo na separação de mercadorias para enviar a clientes.
A identificação por código de barras GS1 128 em códigos de barras 1D ou códigos de barras 2D, recupera sem margem de erro todos os elementos necessários à correta rastreabilidade dos produtos, caixas ou paletes.
Gestão de números de série
O tratamento de números de série permite um fino acompanhamento do ciclo de vida de um produto, no entanto requer um grande rigor para poder garantir a sua rastreabilidade.
A forma preferencial de identificação de números de série é por identificação ótica. A implementação da sua identificação na aplicação ajuda a identificar o código correto, mesmo quando numa etiqueta constam diversos códigos de barras.
A aplicação permite ainda que do lado do ERP sejam definidos os números de série a, por ex., separar para devolver ao fornecedor ou aceitar de um cliente no âmbito de um RMA.
Organização
Identificação de embalagens
A identificação de embalagens desdobra-se na capacidade de, identificando uma etiqueta de uma caixa, palete ou contentor, recuperar o respetivo conteúdo e por outro lado poder criar etiquetas identificativas para os volumes onde é colocada a mercadoria separada.
Com a aplicação de Gestão Logística, a leitura de uma etiqueta com SSCC permite através da leitura de um único código de barras, recuperar o manifesto da unidade logística respetiva e por ex. registar a entrada/saída da mercadoria de uma palete sem ter que a desmontar.
A criação de etiquetas identificativas para embalagens, a partir da aplicação, permite que no momento da separação da mercadoria nas embalagens sejam impressas etiquetas com a identificação do cliente, referência do pedido do cliente, contador de volumes separados, …, que serão afixadas nas embalagens, facilitando o seu manuseamento até à expedição. A aplicação poderá bloquear a tentativa de colocar numa embalagem mercadoria destinada a clientes diferentes.
Controlo de localizações
A organização do armazém por localizações identificadas ajuda a arrumação da mercadoria nos locais adequados e permite na recolha saber onde se encontra a mercadoria, nas quantidades requeridas.
Ao arrumar produtos recebidos de um fornecedor ou da produção, a aplicação de Gestão Logística apresenta a lista de locais onde a mesma pode ser arrumada, restringindo por ex. produtos frescos a determinadas localizações ou produtos pesados a níveis inferiores.
Nas tarefas de recolha de mercadorias ou matérias primas a aplicação permite ao utilizador saber exatamente de onde tem de recolher os produtos, ou quando o produto estiver repartido por mais de uma localização, consultar os stocks por localização.
A identificação da localização de recolha ou arrumação é transmitida ao ERP para que este tenha essa informação em conta na atualização dos stocks.
Personalização
Adaptável aos seus processos
Uma característica diferenciadora da aplicação de Gestão Logística é o facto de a solução ser muito flexível, podendo adaptar-se aos processos de negócio de cada cliente, mantendo-se no entanto como um produto standard com reduzidos custos de manutenção e sem comprometer a sua evolução.
Integração com o seu ERPs
A arquitetura da aplicação foi desenhada de modo a poderem ser desenvolvidos conectores específicos para cada sistema. A CMCid trabalha de perto com os principais produtores de software de gestão, assegurando desta forma, compatibilidade com novas versões e linhas de produtos*, bem como garantindo a integridade do processo de integração e o cumprimento das regras definidas.
A lista de alguns ERP’s suportados que poderá ser progressivamente alargada a outros sistemas de gestão existentes no mercado:
- PHC
- Primavera
- SAGE
- Navision
- GEXOR
- Eticadata
- SAP Business One®
- Outros
Implementação
Esta solução de gestão logística, apesar de optimizar os processos logísticos e aumentar a rapidez e rastreabilidade das empresas, tem um curto tempo de implementação, normalmente inferior a uma semana.
Infraestrutura de comunicações
O modelo de comunicações híbrido offline /online assegura o correto funcionamento, independentemente da cobertura wireless no local, que poderemos também propor.
Em casos extremos, o sistema pode funcionar sobre uma rede móvel, apenas nos momentos em que necessita de enviar/receber dados de/para o servidor central.
Equipamentos compatíveis
– Terminais/PDA empresariais Windows Mobile 6.x / Windows Embedded Handheld 6.5
– Terminais/PDA empresariais Android (alguns exemplos: Zebra TC21, Zebra TC26; Zebra MC33, Zebra MC93, Datalogic Skorpio X5, Datalogic Memor, Honeywell CK65)
– Impressoras de etiquetas Zebra (alguns exemplos de impressoras Zebra GK420, Zebra ZD421, Zebra ZT230, Zebra ZT231, Zebra ZT410, Zebra ZT411, Zebra ZT420 )
O desenvolvimento contínuo do produto garante aos nossos clientes* o acesso às novas funcionalidades que vão sendo adicionadas, bem como o suporte a novos tipos de equipamentos e versões de sistemas operativos.
* a disponibilização de versões atualizadas está condicionada aos clientes com contrato de manutenção válido.